Atividades Demanda de cirurgias plásticas aumenta no inverno

O verão foi embora, o frio chega aos poucos, falta muito para as mulheres desfilarem seus corpos novamente nas areias, mas muitas já pensam no calor e como querem chegar lá. E é justamente nesta época quando as temperaturas baixam, que a maioria delas que deseja submeter-se a uma cirurgia plástica, procura o médico de sua confiança para o procedimento. Nas clínicas o aumento da demanda já é visível. É o caso do cirurgião plástico Paulo Michels, que vê o número de procedimentos duplicar nesta época do ano.

“O inverno tem sido a época mais procurada para a realização da cirurgia plástica. O tempo frio colabora para um menor edema da região, coincide com o período de férias e já prepara o corpo para o verão”, observa o especialista.

Os procedimentos mais procurados pelo público jovem, segundo o profissional, são a prótese de mama, rinoplastia e a lipoaspiração. Já as mulheres maduras, em sua maioria, fazem a mamoplastia, abdominoplastia e blefaroplastia. Os estudantes, por sua vez, também buscam o consultório nesta época, pensando em aproveitar as férias escolares de julho, para fazer principalmente, lipoaspiração, rinoplastia, otoplastia, bichectomia e colocação de prótese.

Paula Duarte Ferreira, de 35 anos, já está planejando as sonhadas cirurgias plásticas. Após um procedimento bariátrico, a conseqüente perda de peso e excesso de pele, o desejo é de fazer uma mamoplastia redutora e uma abdominoplastia. “No inverno, com o clima mais frio, fica mais tranqüilo de usar a cintas no pós- operatório. No entanto para um sonho não existe época, e se tiver que trocar a praia, farei sem pensar duas vezes”, conta rindo a técnica em radiologia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apesar das diversas vantagens dessa época do ano, nada impede que esses procedimentos sejam realizados em outras estações. O importante conforme a entidade é passar por acompanhamento médico e seguir à risca todas as orientações dos profissionais da saúde.

Em geral uma pessoa deve procurar um cirurgião em até dois meses antes para realizar todos os exames e se programar. A consulta é de extrema importância, pois é nesta fase que o paciente vai poder sanar todas as suas dúvidas, realizar os exames e se programar para ter um bom pós-operatório. Cerca de 7 a 15 dias são o suficiente para retornar a atividades sem esforço físico, mas isso dependerá de cada caso.

A escolha do cirurgião Selecionar o cirurgião plástico correto é uma das mais importantes decisões que você deve realizar ao se submeter a uma cirurgia plástica. Enquanto qualquer médico/cirurgião pode realizar procedimentos; somente um cirurgião plástico reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica passa por um rigoroso controle e treinamento para poder oferecer o melhor e mais seguro procedimento aos seus pacientes.

Fonte: Revista W3