Atividades A importância da especialidade em cirurgia plástica

Para um procedimento seguro em cirurgia plástica, não basta procurar um médico.

É fundamental que este médico seja especialista na área, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Para obter esta classificação, o propfissional deve fazer residência em cirurgia e, posteriormente, em cirurgia plástica especificamente.

Além disso, para ser certificado pela entidade, o médico passa por constantes avaliações e graus de associação com a mesma, sendo o mais alto degrau o título de "Membro Titular da SBCP", detido pelo Dr. Luiz Fernando Franciosi.

O Brasil é dos países com maior volume de cirurgias plásticas realizadas no mundo, com quase 2 milhões de procedimentos por ano, e o que preocupa é o grande número de não especialistas atuando no mercado.

Segundo dados da SPCP, cerca de 12 mil médicos operam sem a especialização recomendada e somente pouco mais de 5 mil a realizaram. .

Não são poucos os casos de cirurgias mal sucedidas, com danos, muitas vezes, irreparáveis e, até mesmo, óbitos, como se pode ver em reportagem acessível pelo link http://www2.cirurgiaplastica.org.br/jornal-da-band-formacao-dos-cirurgioes-plasticos/.

Por conta desta realidade, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica procura tornar lei o que hoje é uma recomendação: a realização de cirurgias plásticas somente por especialistas.

Em recente encontro com o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, a diretoria da entidade atuou neste sentido e recebeu resposta positiva de Janot, o qual afirmou que o Ministério Público Federal irá abrir um grupo de trabalho para apurar os relatos e agirá estrategicamente em benefício da especialidade e segurança da população.

É muito importante que os interessados em realizar um procedimento de cirurgia plástica consultem o site da SBCP colocando o nome do médico na aba "Encontre um Cirurgião".

Somente os médicos certificados pela entidade, como o Dr. Luiz Fernando Franciosi, estão listados.

Fonte: SBCP e Assessoria Luiz Fernando Franciosi