PROCEDIMENTOS Nervos Periféricos

O sistema nervoso periférico é formado pelos nervos que estão fora do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Constituem-se de fibras que saem do cérebro e da medula espinhal e tem como destino a pele, músculos, órgãos internos e glândulas. São como fios elétricos conectando os receptores (musculares e sensitivos) ao córtex motor e sensitivo. O trauma sobre um nervo periférico acarreta perda motora e sensitiva. São estruturas muito delicadas e uma simples pressão sob eles podem já mostrar perda motora e sensitiva. A ruptura destas estruturas geralmente exigem uma reparação cirúrgica, realizada com equipamentos especiais e técnica microcirúrgica adequada (microscópio cirúrgico, fios extremamente finos, material especializado, etc.).

A secção de um nervo periférico afasta as suas extremidades. A junção deve ser a mais precisa possível e a tensão na zona de sutura não deve existir, o que faz com que haja a necessidade de se utilizar um enxerto de nervo neste procedimento - geralmente o nervo escolhido é o sural - localizado na perna. A sua retirada não causa nenhum tipo de problema ao paciente, exceto alguma alteração de sensibilidade na face externa do pé.

Os resultados não são imediatos. As fibras nervosas oriundas da extremidade proximal do nervo seccionado devem migrar através do segmento distal à lesão e atingir os músculos e as áreas de sensibilidade. Todo o tratamento é acompanhado por terapeutas especializadas nesta área. Existe um forte distúrbio nas áreas cerebrais correspondente ao nervo traumatizado. Estamos realizando a reorganização destas áreas com a “Terapia dos Espelhos”. Uma modalidade criada por nós e que tem trazido excelentes resultados. O tratamento cirúrgico de uma lesão do nervo periférico deve ser aplicado com brevidade. O tempo é o grande inimigo de uma boa recuperação funcional.