PROCEDIMENTOS Paralisia Facial

A Paralisia Facial (PF) é uma entidade extremamente frequente no mundo todo. Possui várias causas e se caracteriza por ser altamente estigmatizante - uma vez que a simetria facial decorrente, é bastante evidente. Muitas vezes a PF afasta os portadores do seu convívio social. É portanto causadora de um sério dano à pessoa.

A PF tem muitas causas como por exemplo traumas, tumores e ainda causas virais e idiopáticas. A PF deve, pela cirurgia plástica, ser tratada como um sinal. O cirurgião plástico não trata a causa da PF salvo em caso de trauma na face em que o nervo facial esteja envolvido. O nervo facial, entre outras atribuições, inerva toda a musculatura da mímica facial. Estes músculos são os responsáveis pela expressão de sentimentos. Raiva, ironia, dúvida, alegria, etc.

Existem dois nervos faciais, um de cada lado da face. Eles tem várias funções além da motora. Suas fibras, desde a origem no cérebro, carregam funções sensitivas e de estimulo a várias glândulas. O tratamento da PF deve ser encarado como se fosse uma guerra. Não é só com uma batalha ganha que se ganha a guerra. Há se ter a consciência de que, normalmente, são necessários vários procedimentos para que se venha a conquistar um resultado que satisfaça.

A PF pode, de uma forma mais simplista, ser dividida em paralisias recentes e tardias. As recentes mostram músculos capazes de serem reinervados, já as tardias não. Isto não significa dizer que as paralisias tardias não possuem tratamento. Muito pelo contrário - existem vários procedimentos a serem feitos com bom resultado final. Nas paralisias recentes o objetivo é reativar a função muscular - principalmente os músculos envolvidos com o sorriso. Nestes casos utiliza-se enxertos de nervos, neurotizações e outros procedimentos correlatos. Nas paralisias antigas o tratamento repousa sobre as transferências musculares. Nos dois casos, frequentemente são utilizados enxertos de gordura, preenchimentos, suspensão de porção da face com fios internos, toxina botulínica, etc.

Todos os procedimentos são acompanhados por terapeutas especializados nesta área. O tratamento da PF requer a compreensão e a colaboração do paciente.