PROCEDIMENTOS Plexo Braquial

O Plexo Braquial (PB) é formado por um conjunto de nervos que emergem da medula cervical. É uma estrutura complexa. Os ramos emergentes dividem-se e formam outras estruturas que por sua vez dividem-se novamente e assim vão até chegarem aos ramos terminais. Estes vão até os músculos da cintura escapular, ombro, braço, antebraço e mão. Toda a movimentação do membro superior depende da integridade destes nervos. O PB está sujeito a vários tipos de trauma mas, os acidentes envolvendo motocicletas, são disparados as maiores causas dos problemas localizados nesta área. No entanto, outras causas podem também participarem do comprometimento destas estruturas.

A lesão sobre o PB causa efeitos devastadores na função do membro superior. Ela pode ser total ou parcial, dependendo da quantidade de elementos envolvidos. Muito frequentemente, os nervos que dão origem ao PB são arrancados da medula espinhal o que trás uma dificuldade maior no tratamento. A grande maioria das lesão localizadas sobre o PB são fechadas - não há solução de continuidade da pele e tecidos adjacentes. Nestes casos a cirurgia nunca deve ser precoce pois existe a possibilidade de uma recuperação total ou parcial em um período de dois a três meses.

O tratamento cirúrgico visa a devolução da função perdida. É óbvio que nem sempre isto é possível, então o cirurgião dá preferência para os músculos mais importantes. Todo o tratamento é acompanhado por Terapeutas Ocupacionais especializados nesta área.

O PB também pode ser comprometido quando do nascimento. Bebês muito grandes podem ter dificuldades para atravessarem o canal do parto. Existe, nestes casos, a retenção de um ombro e a manobra para fazer o bebê nascer pode trazer lesões nos nervos do PB. Esta lesão chama-se Paralisia de Herb-Duchenne. Devido ao ato índice de cesarianas no nosso meio, esta lesão é pouco frequente. Atinge as porções mais altas do PB. Também não deve ser tratada cirurgicamente de forma precoce. O paciente deve ser acompanhado por pessoal especializado.