PROCEDIMENTOS Reconstrução Mamária

A reconstrução de mama é um procedimento que tem por finalidade construir, na região anterior do tórax de uma paciente mastectomizada, um volume que se pareça com a mama amputada. Hoje em dia se consegue resultados excelentes com este tipo de procedimento.

Contamos com várias técnicas, cada uma com a sua indicação precisa. A paciente é estimulada a discutir com a equipe médica o melhor procedimento a ser utilizado. Geralmente são necessários mais de um procedimento cirúrgico para se alcançar um resultado final satisfatório. Tem-se notado uma grande satisfação das pacientes com a RM - um aumento significante da autoestima.

Na RM se pode utilizar implantes de silicone ou o próprio tecido da paciente. Também são utilizados - num dos tempos cirúrgicos - expansores de tecido que posteriormente são substituídos pelo implante definitivo. Na parte final é reconstruído o mamilo (papila). A aréola é geralmente reconstruída com tatuagem. O resultado final é bastante satisfatório.

Ainda a grande discussão se encontra no momento da RM - se imediata ou deferida. Acreditamos que o melhor momento para uma RM seja após a paciente ter passado por todas as fases do tratamento do câncer. Entretanto em alguns casos - com o de uma mastectomia glandular - a RM pode ser realizada no mesmo tempo da mastectomia.